domingo, 15 de janeiro de 2012

O futuro da humanidade-Ano 2080

    

          Ano 2080. Pode não parecer, mas tenho 12 anos. Infância? Desconheço, não temos direito a ela. Porque estou assim? Nem mesmo eu sou capaz de responder, meu pai diz que é porque não temos água potável, talvez ele tenha razão, pois, água é uma raridade e pouco a vejo, mal sei qual a sensação de tomá-la.Vivemos em condições precárias, em meio ao lixo e com pequena quantidade de água .Ficamos todos juntos a noite,é o momento mais esperado do dia, meu pai reúne meus irmãos e eu, começa a contar histórias.Penso até que é mentira, mas as vezes ele me fala que tudo era diferente,ele me fala da chuva,que existiam muitas árvores nos parques,me fala como as ruas eram limpas, as casas tinham bonitos jardins ,e que ele podia desfrutar de um bom banho de chuveiro.Quando ele me disse que água era usada em esgotos eu não acreditei, fiquei surpreso, pois antes água se encontrava em esgotos, hoje, parece que vivemos em um. Pergunto-lhe de onde vem tanto lixo e porque não temos água , ele fica triste e se culpa,toda noite o vejo chorar antes de ir para cama, nessa hora ele faz suas orações que são repletas de súplicas, mas apesar de tudo, ele agradece por ainda sobreviver e pelos poucos recursos que temos e ainda pede perdão por todos os seus atos que podem ter levado a essa situação.Fico sonhando como foi esse mundo que meu pai conta, e que para mim parece nunca ter existido, pergunto a mim mesmo como a situação chegou a esse ponto, quão tamanha ignorância daquelas pessoas que pareciam não ver os vários alertas sobre poluição e desperdício, pelo o que meu pai contava a ambição dessas pessoas era maior do que qualquer coisa,o luxo dos homens causando a produção do lixo, o dinheiro era cobiçado por todos, hoje, não passa de um pedaço de papel. A vida que levo não é fácil, e os problemas que encaro são provenientes dos homens e sua natureza animal, que com seu egoísmo destruíram o mundo, o consumismo ficou desenfreado, pessoas comprando compulsivamente, logo, o lixo estava aumentando muito. Já não havia mais lugares para colocá-lo, acumulá-lo era absurdo, os aterros sanitários mal feitos ao longo do tempo estavam todos poluindo o solo, a incineração já não era nem uma opção, os dados mostravam que a quantidade de poluição por parte dessa prática era imensa. Antes, reciclar era apenas uma opção, hoje, é a única escolha, pois os recursos são escassos e temos que sobreviver como der; apesar de tantos avisos, as pessoas não ligavam, não tinham tempo,estavam ocupadas demais, e com isso ignoravam o problema e fingiam estar tudo bem, se eles estivessem vivendo nessas condições de vida,se arrependeriam de tudo.Meu pai dizia que assim como todos os outros, acreditava que rapidamente os cientistas iriam desenvolver alguma tecnologia,algum projeto que iria reverter a situação, é uma pena que eles estavam errados, a situação começou a piorar e as conseqüências logo vieram,chuvas destruidoras, com a poluição, os raios ultra violetas já não param na atmosfera, atingem diretamente a população que está desidratada,pessoas precisando de água potável, mas só se acha águas poluídas e contaminada.Chegou um momento em que a humanidade começou a perceber que o problema era sério, cientistas já começavam a se preparar para o pior, infelizmente, a situação ficou sem controle.Sei que reciclar não era a única coisa a se fazer, mas já seria um grande passo se cada um tivesse feito sua parte. O consumismo sem controle dos homens foi o ponto de partida para tudo isso.Eles não enxergavam que um dia os problemas do desperdício e da poluição viriam a tona.Hoje, força de trabalho é trocada por água, dinheiro parece nem importar mais,jóias e diamantes,bom, hoje percebe-se que o verdadeiro ouro é a água potável.Meio copo por dia, é o que tenho tomado, procuro não desperdiçar, tento tomar nas horas certas, já estou a beira do meu limite e totalmente esgotado, fico à espera de um milagre, mas já perdi as esperanças.                                                                         
         Será que é possível voltar no tempo e fazer com que toda a humanidade entenda a seriedade do problema? Talvez não, mas se eu tivesse a oportunidade que algumas pessoas tiveram anos atrás, eu com certeza me esforçaria , tentaria salvar o nosso planeta Terra!

Vinícius José

Um comentário:

  1. Vivemos no ágora e agora temos água então não enche com seu texto lamentoso por favor

    ResponderExcluir